domingo, 26 de setembro de 2010

Entrevista - J-Pop World

Bela voz. Moda elegante. Violoncelista de coração. Só pode ser a primeira e última, Kanon Wakeshima, uma das mais novas estrelas japonesas. Desde o lançamento de seu primeiro álbum, "Shinshoku Dolce", em fevereiro de 2009, Wakeshima esteve ocupada fazendo sua presença em performances internacionais da Japan Expo em Paris e do Otakon de Baltimore. Suas músicas still doll e Suna no Oshiro foram usadas como encerramento do anime Vampire Knight.
No dia 27 de julho de 2009, Kanon Wakeshima teve a gentileza de dar uma entrevista para Andrew do J-Pop World. 

Vamos começar com o lançamento do seu primeiro álbum em fevereiro, "Shinshoku Dolce", na Europa e no Japão. Você pode nos dizer como se sentiu essa semana?
Eu nunca pensei que lançaria o meu CD internacionalmente, então eu estava surpresa ao mesmo tempo, muito feliz que muita gente veio ver o meu show mesmo sendo a minha primeira performance internacional.


Como você poderia descrever o estilo músical do seu novo álbum?

Mistura clássico, cordas e música eletrônica.

A quanto tempo você esteve trabalhando nas suas músicas?
Vária de música para música, mas demorou um ano para terminar o álbum inteiro.

Quem trabalhou no álbum com você?
Mana sama produziu o álbum.

Existe uma graciosa interação entre a sua voz e o violoncelo em músicas como Shinshoku Dolce e still doll. Você se considera mais violoncelista ou cantora?
Eu toco o violoncelo a mais tempo, então eu sou primeiramente violoncelista. Mas eu sinto que eu preciso de muito mais prática, tanto no violoncelo quanto nos vocais.

No vídeo de still doll você se aproxima de um vestido de casamento com uma corrente na sua perna. Poderia nos dizer a história por trás do vídeo?
Pode parecer um vestido de casamento, mas na verdade não é. O conceito desse vídeo é sobre uma garota que está confinada em um pequeno quarto e se lembra de como um dia era livre

Você se sente confortável na frente da câmera ?
Sim, me sinto muito confortável. Eu geralmente não fico muito envergonhada.

A sua música skip turn step  tem quase uma batida de pular corda (sim, é isso mesmo, embora seja estranho). Pode nos contar mais sobre essa música?
Gostei de como você a chamou de "pular corda"! Mesmo que "pular corda" não apareça na letra (risos). O tema dessa música é a adolescência, e é sobre brincar no telhado na chuva. É baseada na minha própria experiência.

Você poderia nos dizer que tipo de coisas te inspiram na hora de escrever as letras das suas músicas?
Eu sou bastante inspirada pelos livros que eu cresci lendo: Os contos de Grimm, Hans Christian Andersen, etc... Eu gosto como essas história são fofas e doces mas também tem um elemento assustador nelas.


Você tem uma música favorita no álbum?
Eu tenho sentimentos especiais por cada uma delas, então para mim é muito díficial escolher uma.


Nos dias 4-5 de julho você se apresentou em Paris na Japan Expo. Quais eram as suas expectativas?
Eu estava preocupada se as pessoas viriam para o show, mas eu fiquei muito feliz de ver quantas pessoas vieram!


Qual memória você irá sempre ter dessa experiência?
Foi simplesmente uma íncrivel experiência tocar em Paris. Desde que eu me apresentei em um show de moda,  foi interessante tocar não só em grandes palcos, mas também em passarelas. 


Você gosta de viajar, ou você é do tipo "caseira"?
Eu gosto de ficar em casa. Eu gosto de viajar mas não sou muito fã de aviões...


Em julho você também se apresentou no Otakon de Baltimore. Pode nos dizer mais sobre isso?
Antes de chegar em Baltimore, eu estava com medo de não ter fãs na América, mas eu estava tão feliz de ver tantos deles. Eu conheci muitos bons cosplayers durante o show, e foi muito divertido assistí-los. Eu fui convidada para uma festa de chá, e todos eram extremamente tímidos, e eu achei isso muito fofo! Eles eram também muito elegantes.


O que mais te surpreendeu nos EUA?
As porções de comida são tão fartas! (risos) E eu também vi um Pyramid Head andando por uma rua! Foi uma surpresa!


Baltimore era alguma coisa do que você esperava?
Eu tinha uma imagem de Baltimore sendo cercada por natureza, mas tinha muito mais prédios do que  imaginava, e todos era lindos.



Seu álbum foi lançado nos EUA no dia 30 de junho. Como você se sente pela sua música estar indo a um público internacional?
Exatamente como eu me senti quando o meu álbum foi lançado na Europa, eu estava surpresa e honrada de poder lançar um álbum na América.


Vamos falar um pouco do seu passado. Pode nos contar um pouco sobre a cidade em que você cresceu?

Um lugar calmo rodeado pela natureza.

Como a sua relação com o violoncelo começou?
Foi na verdade os meus pais. Eles decidiram que seu filho (mesmo sendo garoto ou garota) tocaria violoncelo, mesmo antes de eu nascer.


As aulas de violoncelo foram sempre algo que você ama, ou eram algo que você se sentia obrigada a fazer?
Na verdade eu pensei em deixar o violoncelo muitas vezes, mas eu tinha um professor tão bom, que não só me ensinou a tocar violoncelo, mas também me ensinou sobre a vida em geral. Havia momentos em que eu lutava com a música e quase odiei música, mas o meu professor me fez continuar até hoje.


Você teve algum violoncelo em particular que tem um significado especial para você?
Cada violoncelo é muito importante. O atual violoncelo marrom foi o primeiro que eu comprei. Antes eu alugava os violoncelos. Eu costumava tocar um menor, porque os violoncelos "normais" são muito grandes para crianças. Quando nós crescemos, os violoncelos também crescem, e os menores são passados para as crianças menores. Por isso eu tratei todos eles com extrema importância.



Você disse que costumava ser um pouco "hana yori dango" ( bolinhos antes de flores) enquanto crescia. Olhando para o seu passado, que conselho você daria à você mesma quando era criança?
Você devia estudar um pouco mais (risos).


Quais foram suas principais inspirações musicais? (pessoas)
A cantora japonesa de jazz chamada Mayumi Kojima. Eu fui muito inspirada quando ouvi a música dela pela primeira vez. Emily Simon e Lady Gaga também são algumas das minhas artistas favoritas.

Quando você decidiu em levar a música como carreira?
Música é algo que eu tive contato desde que tinha 3 anos, então foi natural para mim, continuar e seguir em frente.

O que a sua família achou da sua decisão?
Meus pais não ficaram surpresos quando eu comecei. Eles sempre deram apoio às minhas decisões desde que eu era pequena.

Você já sentiu que teria que escolher entre ser uma cantora ou violoncelista?
Não, nunca.


Se a música não fosse o bastante, você também é uma desenhista talentosa. Pode nos dizer sobre como você começou a desenhar?
Foi porque tinha papel na minha frente (risos). Eu desenho naturalmente desde que era bem pequena.


Qual a diferença de sentimentos que você tem entre desenhar, tocar violoncelo e cantar?
Desenhar é só um hobby para mim. É como se fosse o meu próprio meio de me satisfazer. Música é realmente uma parte da minha expressão, então é meio dura de vez em quando. Mas provavelmente eu faço porque eu quero que alguém ouça.


As suas viagens para Paris e Baltimore te inspiraram nos seus desenhos?
Por alguma razão, me fizeram querer desenhar um caranguejo (risos.


Quais são os seu planos para o resto do ano?
Eu tenho o meu show em Tokyo, programado para dia 9 de agosto, e eu também estou trabalhando na minha nova música, que eu espero lançar no outono.


Você tem alguma mensagem para os seus fãs?
Otakon foi muito divertido! Se eu tiver a chance de me apresentar no exterior de novo, eu gostaria de ir a qualquer lugar, então espero te ver!










créditos http://www.j-popworld.com 








Nenhum comentário:

Postar um comentário