sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Entrevista -site oficial-

~A História do Ínicio de Kanon Wakeshima x Mana~

Cantar, tocar violoncelo, colecionar coisas fofas, desenhar. Não se esqueça das roupas fabulosas e dos doces. Essa é a garota de 22 anos que está a nossa frente. O nome dela é Kanon Wakeshima

"Os meus pais já se decidiram antes mesmo de eu nascer que eu iria ser violoncelista, porque eles são muito fãs de música. Eles até mesmo me deram um nome músical, Kanon. (em japonês, som das flores)."

Por insistência dos pais, Kanon, que começou a tocar violoncelo aos 3 anos, se encontrou cada vez mais fundo no mundo da música ao passar dos anos. Foi quando ela se tornou adolescente que seus interesses musicais se expandiram além da música classe ao mundo da música popular. Foi quando ela descobriu o prazer de cantar. Não foi muito antes dela começar a compor e encontrou seu estilo atual de cantar e tocar violoncelo.

Não foi ninguém mais ninguém menos que o próprio Mana que mostrou interesse no grande talento de Kanon Wakeshima. Não foi só Mana o líder da grande experiência artística de MALICE MIZER, mas seu atual projeto Goth Rock, Moi dix Mois, está ganhando uma enorme popularidade não só no Japão mas espcialmente na Europa e outros países. E foi esse mesmo Mana que anunciou que produziria músicas para uma artista feminina pela primeira vez. 
"Eu instintivamente sabia que era ela, quando eu a vi não só cantando mas também tocando o violoncelo. Como um amante da música clássica, foi o fato dela cantar e tocar violoncelo que fez eu sentir um mundo de possibilidades futuras."


Em adição aos seus talentos musicais, a estética sofisticada de Mana o fez fugir um pouco da música e lançar sua própria marca, Moi-même-moitiê. Foi Mana que marcou o termo "Gothic and Lolita" (gótico e lolita) e se tornou o líder no conceito Gothic Lolita. Não é nem preciso falar que o movimento Gothic Lolita que começou no Japão foi subsequentemente espalhado pelo mundo, junto com o gênero musical agora conhecido como Visual-Kei. E é um fato que Mana, líder em ambos gêneros é consagrado como uma figura icônica. 


Foi isso sobre Kanon Wakeshima que capturou a imaginação de Mana. Não foi só seu tom perfeito, resultado de um treinamento começado desde muito cedo, nem que ela é a única cantora violoncelista. Foram as possibilidades que ele viu nela.


"Tinha coisas nela que me intrigavam além de sua música. Primeiro de tudo, seu amor por desenho. Eu compartilho um amor por desenhos e pinturas também. Eu vi alguns trabalhos dela e fiquei muito impressionado. Eu também fui chamado pela sua personalidade. Ela tem um lado muito maduro para uma adolescente, mas ao mesmo tempo, ela poderia usar um anel em forma de biscoito ou doce. Ela tem tanto um ar adulto de maturidade e um lado infantil que faz dela uma pessoa única."
Essas infinitas possibilidades que Mana viu em Kanon Wakeshima, junto com alguns desenhos dela brilharam na imaginação dele, logo tomaram forma de seu primeiro single, "Still Doll". Essa música foi usada com encerramento do popular anime, Vampire Knight, desde abril, na TV Tokyo.


As imaginária notas da valsa. A melodia elegante do violoncelo (tocado pela própria Kanon). Um toque de música eletrônica escondido em um ambiente clássico. Os vocais de Kanon Wakeshima que deslizam do mais extraordinário som tem a mais macia suavidade de um delicado pedaço de bolo, uma doçura que o deixa com olhos sonhadores e que com certeza se espalhará graciosamente adentro de seus ouvidos.


"Quando eu ouvi a essa música do Mana sama, eu me senti como se estivesse perdidade, vagando dentro de um castelo..."


Foi assim que Wakeshima descreveu a música para qual ela escreveu as letras. As letras dela, tem a qualidade de contar uma história e uma narrativa psicológica complicada que parece refletir a sua frágil sensibilidade.


"Ela e eu temos uma aproximação lírica muito diferente. A letra de Kuroi Torikago (A Gaiola Preta) tem um sentimento totalmente diferente para ela, então ela mudou o seu jeito de cantar. Infantil e ao mesmo tempo madura. A sua personalidade única circunda esses dois lados diferentes é muito clara no seu primeiro single."


No próximo dia 28 de maio, bem no meio da estação das flores de maio, o botão que é Kanon Wakeshima, cultivado por Mana, se tornará uma flor. Experimente você mesmo o quanto preciosa e bela essa flor é.

entrevista e texto por Yuki Sugie

Nenhum comentário:

Postar um comentário